O Número Único de Identificação Bancária, aprovado pelo Aviso n.º 10/GBM/2021, de 22 de Dezembro, é um identificador numérico único atribuído a pessoas singulares e colectivas para a realização de operações bancárias. O NUIB permite um melhor acompanhamento das transacções financeiras, o que contribui para modernizar, robustecer e tornar mais seguro o sistema nacional de pagamentos, e é atribuído de forma automática e gratuita pelo banco da conta aos clientes que tenham os seus dados correctos e actualizados.
O NUIB é composto por uma sequência de 15 caracteres numéricos onde os 4 primeiros representam o ano de criação, o dígito seguinte identifica o tipo de cliente, sendo 0 para empresas e 1 para particulares. Os nove dígitos que seguem formam um número sequencial, encerrando-se a sequência com um dígito de controlo, conhecido como check-digit que é gerado com base num algoritmo e que permite validar a integridade do próprio NUIB.
Pode confirmar se já tem NUIB atribuído no Nedbank através da consulta nos canais digitais, Internet e Mobile Banking (na opção “Detalhes de Conta”), no seu extracto consolidado de conta ou num balcão Nedbank.
Caso ainda não tenha o seu NUIB atribuído, solicitamos que forneça os documentos abaixo, os quais devem ser os mesmos nas instituições financeiras em que detém contas:
Particulares:
- Documento de identificação legalmente permitido e válido;
- Número Único de Identificação Tributária (NUIT) ou equivalente para os estrangeiros ou não residentes.
Empresas:
- Certidão válida do registo de Entidades Legais ou outro documento comprovativo equivalente para estrangeiros ou não residentes;
- Número Único de Identificação Tributária (NUIT) ou equivalente para os estrangeiros ou não residentes;
- Boletim da República com a publicação dos estatutos ou do contrato de sociedade ou equivalente.
Embora se trate de um número único, é da responsabilidade de cada instituição financeira atribuir aos seus clientes o seu NUIB, por validação dos dados de cliente no sistema financeiro.
Em caso de divergência de dados, o Nedbank está vedado de atribuir o NUIB, ainda que outra instituição financeira já o tenha feito.
Se este for o caso, o Cliente deve verificar quais os dados usados pela instituição financeira que registou o seu NUIB e partilhar a mesma informação com o Nedbank. Se existir alguma informação divergente, deverá solicitar à instituição financeira que actualize a informação para posterior reatribuição do seu NUIB por ambas as instituições financeiras.
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais informações, entre em contacto com o seu Gestor de conta ou com a Linha do Cliente, através do número 800488400.