Perguntas Frequentes - Actualização de dados

Actualização de Dados

  1. Por que preciso de actualizar os meus dados no Banco?

    A actualização de dados é essencial para garantir a segurança das suas informações, a conformidade com as regulamentações bancárias, a segurança das suas informações e a continuidade dos produtos e serviços oferecidos pelo Banco, permitindo que também tenha acesso a novos produtos e serviços sempre que os mesmos forem disponibilizados ao mercado.

  2. Quem deve actualizar os dados?

    Todos os Clientes têm o dever de manter os seus dados actualizados, sejam eles particulares ou empresas.

  3. Que documentos preciso de apresentar no processo de actualização de dados?

    Clientes Particulares:

    • Fotocópia do documento de identificação válido (escolha um dos documentos abaixo indicados):
      • Bilhete de identidade;
      • Passaporte (para Clientes nacionais ou para estrangeiros não residentes);
      • DIRE (Clientes estrangeiros residentes);
      • Carta de condução;
      • Recibo ou talão de pedido de bilhete de identidade, devidamente acompanhado da cédula pessoal ou certidão narrativa completa de registo de nascimento;
      • Cartão de recenseamento eleitoral ou
      • Cédula militar.

    • Declaração de rendimentos (no caso de Clientes menores, a declaração de rendimentos a apresentar deve ser do pai/mãe ou tutor):
      • Trabalhador por conta de outrem: Carta da entidade empregadora ou minuta disponibilizada pelo Banco, atestando o vínculo laboral, profissão, tipo de contrato e vencimento mensal líquido actual. Em substituição, pode ser apresentado o recibo de pagamento de salário com toda a informação obrigatória emitido num período não superior a 3 meses.
      • Trabalhador por conta própria ou desempregado: Auto-declaração de rendimentos para Clientes que trabalhem por conta própria ou estejam desempregados, contendo a natureza do auto-emprego.
    • Comprovativo de residência, emitido há menos de 3 meses (escolha um dos documentos abaixo indicados):
      • Factura de água, energia, telefone ou internet;
      • Declaração do bairro;
      • Carta da entidade empregadora com informação completa (província, distrito, cidade, avenida ou rua e número da residência).
      • Caso seja um empresário em nome individual (ENI): deve ainda apresentar a licença de actividade ou o alvará.

    Clientes Empresas:

    • Certidão da Conservatória de Registo de Entidades Legais emitida há menos de 3 meses. A certidão pode ser extraída de uma forma simples e rápida no link: utente.srn.gov.mz/portal/utente/homecl
    • Documento que comprove quem são os detentores das participações na empresa, identificando todas as pessoas que possuem acções, quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%;
    • Fotocópia do documento de identificação do(s) signatário(s);
    • Fotocópia do documento de identificação de todos os detentores de ações/quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%;
    • Comprovativo de residência de todos os detentores de ações/quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%.

  4. Como posso actualizar os meus dados?

    Actualizar os dados no Nedbank é fácil e rápido. Pode fazê-lo de forma autónoma e simples através do Internet Banking ou Mobile Banking. Em alternativa, pode enviar um e-mail para actdados@nedbank.co.mz (anexando os documentos comprovativos), ou ainda dirigir-se ao balcão mais próximo de si.

  5. Existe um prazo para actualizar os meus dados?

    Sim. Os seus dados devem ser actualizados até ao dia 31 de Maio de 2025 de modo a evitar restrições no acesso à sua conta.

  6. Actualizar os meus dados tem algum custo?

    Não, a actualização de dados é gratuita!

  7. Com que frequência devo actualizar os meus dados?

    Os dados devem ser actualizados sempre que o Cliente alterar alguma informação relevante (ex. morada, local de trabalho, estrutura accionista, etc.) ou conforme a legislação o exigir (nesse caso, o Banco irá informá-lo com antecedência antes da próxima data limite de actualização).

  8. Que tipo de comprovativo de rendimentos um Cliente com trabalho em regime de conta própria deve apresentar?

    O Cliente deve fornecer uma auto-declaração, podendo utilizar o modelo disponibilizado pelo Banco.

  9. E um Cliente desempregado?

    O Cliente deve fornecer também uma auto-declaração, podendo utilizar o modelo disponibilizado pelo Banco.

  10. O contrato de trabalho serve como comprovativo de rendimentos para um Cliente particular?

    Sim, desde que o mesmo contenha os seguintes elementos: período do contrato de trabalho, profissão, tipo de contrato e vencimento mensal líquido actual.

  11. A factura de energia em nome do meu cônjuge é válida para actualização de dados?

    Sim. Qualquer factura de serviços (energia, água, telefone, internet) é válida desde que seja anexado ao processo o assento de casamento ou a certidão narrativa emitida há menos de 3 meses.

  12. O que acontece se eu não actualizar os meus dados?

    Caso os dados não sejam actualizados até à respectiva data limite de actualização, a sua conta poderá sofrer restrições, incluindo limitação de transacções ou bloqueio temporário.

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