Perguntas Frequentes - Actualização de dados
Actualização de Dados
- Por que preciso de actualizar os meus dados no Banco?
A actualização de dados é essencial para garantir a segurança das suas informações, a conformidade com as regulamentações bancárias, a segurança das suas informações e a continuidade dos produtos e serviços oferecidos pelo Banco, permitindo que também tenha acesso a novos produtos e serviços sempre que os mesmos forem disponibilizados ao mercado.
- Quem deve actualizar os dados?
Todos os Clientes têm o dever de manter os seus dados actualizados, sejam eles particulares ou empresas.
- Que documentos preciso de apresentar no processo de actualização de dados?
Clientes Particulares:
- Fotocópia do documento de identificação válido (escolha um dos documentos abaixo indicados):
- Bilhete de identidade;
- Passaporte (para Clientes nacionais ou para estrangeiros não residentes);
- DIRE (Clientes estrangeiros residentes);
- Carta de condução;
- Recibo ou talão de pedido de bilhete de identidade, devidamente acompanhado da cédula pessoal ou certidão narrativa completa de registo de nascimento;
- Cartão de recenseamento eleitoral ou
- Cédula militar.
- Declaração de rendimentos (no caso de Clientes menores, a declaração de rendimentos a apresentar deve ser do pai/mãe ou tutor):
- Trabalhador por conta de outrem: Carta da entidade empregadora ou minuta disponibilizada pelo Banco, atestando o vínculo laboral, profissão, tipo de contrato e vencimento mensal líquido actual. Em substituição, pode ser apresentado o recibo de pagamento de salário com toda a informação obrigatória emitido num período não superior a 3 meses.
- Trabalhador por conta própria ou desempregado: Auto-declaração de rendimentos para Clientes que trabalhem por conta própria ou estejam desempregados, contendo a natureza do auto-emprego.
- Comprovativo de residência, emitido há menos de 3 meses (escolha um dos documentos abaixo indicados):
- Factura de água, energia, telefone ou internet;
- Declaração do bairro;
- Carta da entidade empregadora com informação completa (província, distrito, cidade, avenida ou rua e número da residência).
- Caso seja um empresário em nome individual (ENI): deve ainda apresentar a licença de actividade ou o alvará.
Clientes Empresas:
- Certidão da Conservatória de Registo de Entidades Legais emitida há menos de 3 meses. A certidão pode ser extraída de uma forma simples e rápida no link: utente.srn.gov.mz/portal/utente/homecl
- Documento que comprove quem são os detentores das participações na empresa, identificando todas as pessoas que possuem acções, quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%;
- Fotocópia do documento de identificação do(s) signatário(s);
- Fotocópia do documento de identificação de todos os detentores de ações/quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%;
- Comprovativo de residência de todos os detentores de ações/quotas ou direito de voto igual ou superior a 10%.
- Como posso actualizar os meus dados?
Actualizar os dados no Nedbank é fácil e rápido. Pode fazê-lo de forma autónoma e simples através do Internet Banking ou Mobile Banking. Em alternativa, pode enviar um e-mail para actdados@nedbank.co.mz (anexando os documentos comprovativos), ou ainda dirigir-se ao balcão mais próximo de si.
- Existe um prazo para actualizar os meus dados?
Sim. Os seus dados devem ser actualizados até ao dia 31 de Maio de 2025 de modo a evitar restrições no acesso à sua conta.
- Actualizar os meus dados tem algum custo?
Não, a actualização de dados é gratuita!
- Com que frequência devo actualizar os meus dados?
Os dados devem ser actualizados sempre que o Cliente alterar alguma informação relevante (ex. morada, local de trabalho, estrutura accionista, etc.) ou conforme a legislação o exigir (nesse caso, o Banco irá informá-lo com antecedência antes da próxima data limite de actualização).
- Que tipo de comprovativo de rendimentos um Cliente com trabalho em regime de conta própria deve apresentar?
O Cliente deve fornecer uma auto-declaração, podendo utilizar o modelo disponibilizado pelo Banco.
- E um Cliente desempregado?
O Cliente deve fornecer também uma auto-declaração, podendo utilizar o modelo disponibilizado pelo Banco.
- O contrato de trabalho serve como comprovativo de rendimentos para um Cliente particular?
Sim, desde que o mesmo contenha os seguintes elementos: período do contrato de trabalho, profissão, tipo de contrato e vencimento mensal líquido actual.
- A factura de energia em nome do meu cônjuge é válida para actualização de dados?
Sim. Qualquer factura de serviços (energia, água, telefone, internet) é válida desde que seja anexado ao processo o assento de casamento ou a certidão narrativa emitida há menos de 3 meses.
- O que acontece se eu não actualizar os meus dados?
Caso os dados não sejam actualizados até à respectiva data limite de actualização, a sua conta poderá sofrer restrições, incluindo limitação de transacções ou bloqueio temporário.